Imbetiba: Cadê o transporte?
Por petroleira de Imbetiba para o Oposição NF
Na base de imbetiba, que conta com cerca de dezessete mil trabalhadores entre contratados e empregados próprios, o transporte é escasso, quase inexistente.
Os trabalhadores que moram em Macaé não têm o transporte que, para os moradores de Rio das Ostras, é feito pela empresa 1001, contando com 8 linhas. Apesar de imbetiba contar com uma força de trabalho muito maior do que em Parque de Tubos, nesta base a empresa fornece o transporte para os empregados tanto de Rio das Ostras, como de Macaé.
Agora, o que os trabalhadores de imbetiba devem estar se perguntando é: porque a mudança de critério? Na cidade do Rio, tanto cenpes como reduc fornecem o transporte para todos os trabalhadores (reduc fornece aos contratados quando há acentos vagos) em um raio de distancia de até 200Km. Porque em Macaé é diferente? O que os empregados de alto cargo respondem é que imbetiba fica próximo dos outros bairros, enquanto o PT é isolado. Que imbetiba fica mais próximo do centro, isto é verdade. Mas o que pouco importa para a Petrobras é que o transporte na área central de Macaé é muito deficiente. Em imbetiba é impossível pegar um ônibus urbano regularmente. Tanto é que os trabalhadores da base fretam ônibus para bairros não tão distantes de imbetiba, mas que são praticamente inacessíveis de ônibus urbanos.
Há também os que vão ou voltam de carro. Mas aí também há outro problema. Por causa da falta de um transporte que a empresa não teria problema nenhum em oferecer, as vias de acesso a imbetiba que vem de Rio das Ostras, como a rodovia Amaral Peixoto que corta boa parte da cidade, congelam em um engarrafamento que pode chegar até duas horas. E um dos motivos que impede que o transito piore é a escassez de vagas de estacionamento para empregados sem função gerencial. Há um estacionamento dentro da base que só os gerentes podem estacionar e que está quase sempre vago pela metade. Para uma empresa que prega pela equidade entre a força de trabalho, esse privilégio só reverencia uma minoria de gerentes.
Essa é a postura da quinta maior empresa de energia no mundo. É esse o tratamento que ela oferece para os trabalhadores que botam a mão na massa todos os dias e fazem essa energia aparecer. Se no pólo em que concentra 85% da produção o tratamento é esse, não é necessário dizer a quem ela está beneficiando.
Por um transporte eficaz e gratuito para todos os trabalhadores de imbetiba! Não aos privilégios para gerentes e demais cargos de confiança!