Denúncia: demora de resgate aéreo na SS-73 (Queiroz Galvão), a serviço da Petrobrás

18-03-2011 11:50

Dia 15/03/11, dez anos após o acidente da P-36, o Sr. Maia, chefe de Máquina, trabalhador da Queiroz Galvão sonda SS-73, localizada no campo de Iracema, Bacia de Santos realizando atividade de perfuração exploratória, foi acometido de um mal cardíaco súbito pela manhã. Após contato com setor médico por volta das 07h15min, foi decidido pela sua remoção algo que de fato ocorreu porém iniciou-se 4 horas após contato inicial, com a chegada do helicóptero do resgate aéreo acionado pela Petrobras.

 

Esta suposta demora no resgate do trabalhador, o qual chegou em terra por volta da 13h, portanto mais de 5 horas após o primeiro contato, preocupou e vem preocupando os residentes que temeram pela vida do companheiro de trabalho bem como pela suas próprias, dado o tempo gasto no resgate.

 

Este temor ocorre devido à localização da sonda em uma área exploratória atendida tanto pelo aeroporto da cidade de Cabo Frio quanto o de Jacarepaguá localizado na cidade do Rio. Não há ainda informações precisas, mas especula-se que realmente pode ter havido demora decorrente de algum problema no encaminhamento do resgate por se tratar de área de interface entre Cabo Frio e Jacarepaguá ou Bacia de Campos e Bacia de Santos ou ainda falhas no procedimento ou na comunicação da referida ocorrência. Não temos conhecimento sobre a existência de equipe de resgate no aeroporto de Cabo Frio. Dependendo da localização de sondas exploratórias pelo Brasil, há uma distribuição de responsabilidades, que pelo visto foi contestada após primeiro contato ocasionando novo contato e registro, pelo que pudemos apurar.

 

O mais importante, além de reivindicarmos melhora deste atendimento a fim de reduzir o tempo de resgate, é que o companheiro após ser removido para o aeroporto de Jacarepaguá e em seguida para o o hospital Copa D´or na cidade do Rio e passa bem.

 

Claro que ainda permanece a preocupação com o tempo de remoção da unidade caso ocorra necessidade, fato ainda não e esclarecido.

 

Saudações sindicais de luta,

 

**Leonardo Esteves da Silva - TQP Jr

a bordo da SS-73

FNP-NF

Oposição Unificada do NF